“Pingando Cores” – A arte da pintura na água! (por Mei Linwau)

Scarcarcarlírioaudações, visitante do NUPO!

O blog da Cooperação Criativa abre o seu espaço para uma aula sobre arte, que pode ser feita em casa sem (grande) complicação. A estrela desta aula, que já se fez presente anteriormente no blog Netotin do NETOIN!, é a primeira e única Mei Linwau, a conhecida Loba pela internet afora…

Aproveite e curta o post, nobre visitante!

“Pingando Cores”
A arte da pintura na água
(por: Mei Linwau)

ava2~wolf!!!

Eu tava feliz vagando pela internet como sempre e então me deparei com um vídeo muito interessante. E quando acho algo assim, é porque vale muito a pena!!!


Seyit UYGUR { Ebru Artist } from o g u z | u y g u r (ozzie) on Vimeo

Ebru é o nome turco para a pintura na água. É uma técnica chamada de papel marmoreado. Ele recebe esse nome porque a forma com que a tinta se espalha na água lembra muito o mármore.

Encontrei a versão japonesa que é chamada suminagashi, e ela parece ter algumas variações. Visualmente, eu só pude notar que ela é bem mais monocromática, mas não sei bem se os instrumentos são os mesmos. [~wolf!]
Vocês podem encontrar vários vídeos do pessoal realizando essa arte.

Resolvi testar essa técnica com o que encontrei pela internet e irei compartilhar minha experiência com vocês. Agora será o momento da Loba Artista em ação! [~woaulf!]

Os materiais não são difíceis de se achar, então dá pra fazer inúmeras vezes, pois eles também não têm um preço inacessível.

~    listinha do material necessário    ~

kuro-cha

  • Tinta a óleo (várias cores);
  • Aguarrás;
  • Palitos e pentes (ou algum outro material para espalhar a tinta);
  • Forma de alumínio;
  • Jornais (para forrar o chão);
  • Cartolina.

~    alguns  comentários preliminares da Loba!     ~

HELLOMOTOO material não foi lá muito difícil de encontrar, eu só tive que  dedicar um pouco do meu tempo livre para pesquisar, e fiz isso com alguns amigos então foi bem divertido. O bacana é que tudo é pertinho e a gente não chegou nem a gastar 90 minutos direito. Isso é o poder da Loba.

Tinta a óleo eu encontrei numa loja de produtos de festa, aquelas que tem fantasia e painéis. Cada tubinho custou cerca de R$ 3,40 na época em que fiz este trabalho (setembro de 2012). Eu fiz pesquisas na internet sobre o preço antes disso, e achei o preço bom (o chato é que adicionei sem querer tinta acrílica).  Comprei 8 cores, deu uns R$ 27,00 isto na época, não lembro direito agora…

Aguarrás eu girei procurando, mas mesmo assim HELLOMOTOgirei pouco. Fui primeiro numa loja de produtos de limpeza e nada. Sorte que um dos meus companheiros teve a brilhante ideia de  passar numa loja de eletrônicos. Lá tem também luminárias e produtos para a casa, e o pessoal que nos atendeu foi gente boa. Se bem que na embalagem do produto tava escrito “venda proibida para menores de 18 anos, inalação pode causar a morte“. E eu pareço com tudo,  menos com gente grande e… De boa, eu tô vivinha. [~wolf!]

O resto foi supimpa. E ainda comprei uns incensos na loja em que adquiri o pente. Aposto que não tem nada de ópio além do nome nele.

~     recomendações importantes da Loba!     ~

HELLOMOTO

Antes de abrir a aguarrás, não esqueça de usar os equipamentos direitinho. A Loba aqui usou luvas, máscara descartável e óculos. Tudo em nome da arte, da segurança e da saúde!

Não recomendo fazer da mesma forma que fiz, pois usei copos e pratos de plástico. Eles rasgam muito fácil, então é melhor usarem frascos de vidro ou algo do tipo. Lembrem-se que isto é fundamental para a segurança higiênica dos amigos da Loba!

E outra bem importante: eu não sei como que viajei ao ponto de tentar usar vinagre pra diluir a tinta a óleo. Isto é totalmente errado, não façam isso! A foto mais acima ilustra bem o resultado final de minha “artimanha”… [~woaulf!]

~     instruções gerais da Loba!     ~

HELLOMOTO

1. A Loba diz: o jornal é para forrar o chão, e não se fala mais nisso!

Só botei essa foto porque achei ela bonitinha. Usei uma forma de bolo de mãe escondida, mas cobri com papel laminado (fazendo propaganda da minha eterna gata Luna). Para quem pretende fazer da mesma forma que fiz, tenha cuidado quando for usar o papel laminado. Ele rasga muito fácil e isso pode prejudicar tanto a pintura quanto a forma.

 

 

HELLOMOTO2. Hora de brincar com as tintas. Essa é a parte mais difícil, mas foi uma boa aula de química.

Coloque um pouco de aguarrás no recipiente que vai usar, e essa quantidade vai variar de acordo com a quantidade de tinta a óleo que pôr. Na verdade eu li que deveria usar apenas 10% de aguarrás pra quantidade que você vai escolher de tinta. Visualmente eu não sei quanto é 10%, então foi pela tentativa mesmo. Pra misturar e amassar a tinta a óleo eu usei palitos.

 

HELLOMOTO

3. Agora é pôr a água na forma.

Recomenda-se água fria, mas quando eu fiz nem liguei pra temperatura e saiu o que vocês verão em breve. É só ir pingando.

 

 

 

 

4. Está pingado!HELLOMOTO

O processo parece lento e demorado, mas não deixe isto desmerecer seu trabalho.

A Loba se divertiu bastante durante isso tudo… [~wolf!]

 

 

 

HELLOMOTO

5. Está chegando a grande hora!

Agora é só pôr a cartolina em cima, mas com cuidado para que a água não passe por cima… Se a água passar por cima… Ai, ai… A Loba prefere nem falar o que pode acontecer… [~woaulf!]

 

 

 

 

HELLOMOTO

6. E coloca-se no varal para secar!

Preparem-se, pois leva um tempo para secar…

A Loba diz que o resultado final é muito bom! Quem sabe não aparece aqui, algum dia, uma nova versão deste passo-a-passo… [~wolf!]

 

 

 

 

 Até a próxima!

Um comentário sobre ““Pingando Cores” – A arte da pintura na água! (por Mei Linwau)

  1. Surpreendente…é uma forma de terapia ,mais também requer muita paciência pra isso..Magnífico ver as cores se moldando a cada respingada de tinta e etc….
    De certa forma essa arte me lembrou um pouco da action painting de Pollock (mesmo que tenha muita diferenças)…Principalmente na parte do gotejar da tinta isso fica evidente e a mistura das cores e harmonia….

    Aí!! Loba…deu um trabalho danado fazer,e esses procedimentos improvisados rsrs…(Muita criatividade) ..
    Gostei muita da matéria…
    O resultado final da sua arte foi ótimo…
    Até + … =)

    Responder

Registre aqui a sua opinião!

